SPED Fiscal – Bloco K: os olhos da Receita Federal no processo de produção das empresas
A implantação de um sistema de gestão de qualidade proporciona além da possibilidade de ampliar mercados, uma série de vantagens para as empresas: aumenta o nível de organização interna, o controle da administração e a produtividade.
Além desses benefícios, também leva a redução de custos e do número de erros e melhora a credibilidade junto a seus clientes.
A busca por qualidade envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos. Dessa forma, espera-se o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos.
Planejamento
Para se iniciar um processo de implantação de sistema de gestão de qualidade, as empresas devem se planejar, seguindo uma estrutura conforme abaixo:

Melhoria na Gestão da Documentação
Com um sistema de ERP que ofereça um modulo para o Controle de Qualidade percebe-se dentro da gestão da documentação:
a) Melhor controle para aprovação de documentos quanto sua adequação, antes de sua emissão;
b) Melhor gestão de análise critica e atualização da documentação;
c) Garantia de que alterações e situação da revisão atual dos documentos sejam identificadas;
d) Garantia de que as versões pertinentes de documentos aplicáveis estejam disponíveis em seu local de uso;
e) Garantia de que os documentos permaneçam legíveis e prontamente identificáveis;
f) Garantia de que documentos de origem externa necessários para o planejamento e operação do sistema de gestão da qualidade sejam identificados e sua distribuição controlada;
g) Garantia que evitam o uso não pretendido de documentos obsoletos;
h) Melhor gestão de controle para identificação, armazenamento, proteção recuperação retenção e disposição de registros.
Melhoria no Gerenciamento dos Processos
Para que as organizações funcionem de forma eficaz, elas têm que identificar e gerenciar processos inter-relacionados e interativos.
A identificação sistemática e a abordagem dos processos empregados na organização e, particularmente, as interações entre tais processos são conhecidas como “Gestão por processos”.
O Mapeamento de Processo dentro de um sistema de gestão da qualidade implantado é uma ferramenta gerencial e de comunicação que tem a finalidade de ajudar a melhorar os processos existentes ou de implantar uma nova estrutura voltada para processos.
O mapeamento também auxilia a empresa a enxergar claramente os pontos fortes, pontos fracos (pontos que precisam ser melhorados tais como: complexidade na operação, reduzir custos, gargalos, falhas de integração, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, retrabalhos, excesso de documentação e aprovações), além de ser uma excelente forma de melhorar o entendimento sobre os processos e aumentar a performance do negócio.
Alguns benefícios:
- Melhor entendimento do negócio como ele é e como ele deve ser;
- É possível analisar e melhorar os processos de negócio;
- Requisitos mais claros, tornando o desenvolvimento de sistemas mais fácil de gerenciar;
- Redução do tempo de execução;
- Melhoria da qualidade;
- Padronização.
Melhoria nas Práticas de Comunicação Interna
Com um sistema de Gestão da Qualidade implantado, percebe-se uma melhora significativa dos processos de comunicação interna tais como, gestão por e-mails, malas diretas, gestão à vista, onde todos os colaboradores são qualificados a executarem as práticas estabelecidas de forma homogenia.
Melhoria na Padronização e Produtividade
Segundo W.E. Deming (1982), “a produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade. Esse fato é bem conhecido por uma seleta minoria”. As organizações são constituídas de três elementos básicos:
a) Equipamentos e materiais (hardware)
b) Procedimentos (software)
c) Ser Humano (humanware)
Baseado nessas informações, como as empresas devem se preparar para ter máxima produtividade? Melhorando os três itens acima descritos.
O sistema de gestão da qualidade implantado propicia uma melhor gestão de suprimentos para que possamos fazer aporte de capital. Também facilita o processo de melhoria do desenvolvimento humano através de um processo de recrutamento padronizado, da contínua qualificação de seus funcionários, do treinamento on the job, etc.
Só é possível melhorar a documentação através das pessoas, por isso, ser humano é a engrenagem essencial para melhoria da produtividade.
Ao analisar o exposto no desenvolvimento desse artigo, os benefícios em implantar sistemas de gestão da qualidade oferecem melhorias para várias partes interessadas:
Para as empresas, a oportunidade de aumentar sua competitividade, por meio da redução de desperdícios, melhor formação dos profissionais, melhor gestão e acesso aos projetos, materiais, componentes e adequação das normas técnicas.
Para o cliente, a oportunidade para utilizar seu poder de compra, dando preferência às empresas que produzem com qualidade.