SPED Fiscal – Bloco K: os olhos da Receita Federal no processo de produção das empresas


A implantação de um sistema de gestão de qualidade proporciona além da possibilidade de ampliar mercados, uma série de vantagens para as empresas: aumenta o nível de organização interna, o controle da administração e a produtividade.

Além desses benefícios, também leva a redução de custos e do número de erros e melhora a credibilidade junto a seus clientes.

A busca por qualidade envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos. Dessa forma, espera-se o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos.

Planejamento

Para se iniciar um processo de implantação de sistema de gestão de qualidade, as empresas devem se planejar, seguindo uma estrutura conforme abaixo:

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Melhoria na Gestão da Documentação

Com um sistema de ERP que ofereça um modulo para o Controle de Qualidade percebe-se dentro da gestão da documentação:

a) Melhor controle para aprovação de documentos quanto sua adequação, antes de sua emissão;

b) Melhor gestão de análise critica e atualização da documentação;

c) Garantia de que alterações e situação da revisão atual dos documentos sejam identificadas;

d) Garantia de que as versões pertinentes de documentos aplicáveis estejam disponíveis em seu local de uso;

e) Garantia de que os documentos permaneçam legíveis e prontamente identificáveis;

f) Garantia de que documentos de origem externa necessários para o planejamento e operação do sistema de gestão da qualidade sejam identificados e sua distribuição controlada;

g) Garantia que evitam o uso não pretendido de documentos obsoletos;

h) Melhor gestão de controle para identificação, armazenamento, proteção recuperação retenção e disposição de registros.

Melhoria no Gerenciamento dos Processos

Para que as organizações funcionem de forma eficaz, elas têm que identificar e gerenciar processos inter-relacionados e interativos.

A identificação sistemática e a abordagem dos processos empregados na organização e, particularmente, as interações entre tais processos são conhecidas como “Gestão por processos”.

O Mapeamento de Processo dentro de um sistema de gestão da qualidade implantado é uma ferramenta gerencial e de comunicação que tem a finalidade de ajudar a melhorar os processos existentes ou de implantar uma nova estrutura voltada para processos.

O mapeamento também auxilia a empresa a enxergar claramente os pontos fortes, pontos fracos (pontos que precisam ser melhorados tais como: complexidade na operação, reduzir custos, gargalos, falhas de integração, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, retrabalhos, excesso de documentação e aprovações), além de ser uma excelente forma de melhorar o entendimento sobre os processos e aumentar a performance do negócio.

Alguns benefícios:

- Melhor entendimento do negócio como ele é e como ele deve ser;

- É possível analisar e melhorar os processos de negócio;

- Requisitos mais claros, tornando o desenvolvimento de sistemas mais fácil de gerenciar;

- Redução do tempo de execução;

- Melhoria da qualidade;

- Padronização.

Melhoria nas Práticas de Comunicação Interna

Com um sistema de Gestão da Qualidade implantado, percebe-se uma melhora significativa dos processos de comunicação interna tais como, gestão por e-mails, malas diretas, gestão à vista, onde todos os colaboradores são qualificados a executarem as práticas estabelecidas de forma homogenia.

Melhoria na Padronização e Produtividade

Segundo W.E. Deming (1982), “a produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade. Esse fato é bem conhecido por uma seleta minoria”. As organizações são constituídas de três elementos básicos:

a) Equipamentos e materiais (hardware)

b) Procedimentos (software)

c) Ser Humano (humanware)

Baseado nessas informações, como as empresas devem se preparar para ter máxima produtividade? Melhorando os três itens acima descritos.

O sistema de gestão da qualidade implantado propicia uma melhor gestão de suprimentos para que possamos fazer aporte de capital. Também facilita o processo de melhoria do desenvolvimento humano através de um processo de recrutamento padronizado, da contínua qualificação de seus funcionários, do treinamento on the job, etc.

Só é possível melhorar a documentação através das pessoas, por isso, ser humano é a engrenagem essencial para melhoria da produtividade.

Ao analisar o exposto no desenvolvimento desse artigo, os benefícios em implantar sistemas de gestão da qualidade oferecem melhorias para várias partes interessadas:

Para as empresas, a oportunidade de aumentar sua competitividade, por meio da redução de desperdícios, melhor formação dos profissionais, melhor gestão e acesso aos projetos, materiais, componentes e adequação das normas técnicas.

Para o cliente, a oportunidade para utilizar seu poder de compra, dando preferência às empresas que produzem com qualidade.



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